domingo, 22 de junho de 2014

Foi assim...

Agora que dissemos adeus aos sábados e a todos que visitaram este espaço para estar em família e participar nas oficinas, dizemos também adeus aos alunos e professores com a entrada das desejadas e merecidas férias de verão…

Ao longo deste ano letivo a ludobiblioteca abriu ao sábado com um sistema variados de oficinas e com os tranquilos sábados livres… durante a semana foi poiso para muito jogo e brincadeira nos diferentes intervalos,… houve clubes, concursos, festas, semanas temáticas e claro, as sessões de articulação curricular com todas as turmas!

Neste primeiro dia de verão aproveitamos para mostrar algumas coisas que não tivemos oportunidade de mostrar e que foram pontos altos da nossa ludobiblioteca.



Clube do Amigo na Ponta da Caneta


Acontecia todas as 3ª feiras para alunos do 3º e 4º ano, que se correspondiam por carta escrita com alunos da escola EB de Alvide.


" Faz de Conta"



 O cantinho do Faz de conta mudou de lugar e ganhou diferentes eletrodomésticos ao longo do ano (sempre improvisados com cartões e materiais de desperdício!), fica aqui a cozinha de onde saíram verdadeiros banquetes dos nossos pequenos chefs! Aos pais a alunos um grande obrigada por todos os fatos e adereços que nos enviaram para que este cantinho se tornasse ainda mais mágico!



Articulação curricular

 Articulação curricular com todas as turmas era sempre uma forma diferente de abordar os conteúdos do currículo…  ficam algumas imagens de diferentes projetos desenvolvidos com os diferentes anos...



Desenvolvimento de livros de autor para concorrer ao concurso de livros promovido pela Fundação Calouste Gulbenkia "Pequeno Grande C"…Concorreram o 3º e o 4º ano com livros que nos falavam do que precisamos para ser crianças felizes!
Este trabalho valeu à turma do 4º ano um fantástico prémio e um fantástico dia passado na Fundação Calouste Gubenkian!


video









 Instrumentos de música construídos com palhinhas e garrafas pelos alunos do 1º ano.






Estas sementes voadoras vão bem guardadas em caixas decoradas como caixas de bombons, para espalhar as cores das flores por jardins abandonados. 
Desenvolvido pelos alunos do 3º ano sobre o tema das sementes.





 Estas cabeças de sementes, são cabeças com pensamento nos pais dos meninos do Jardim de Infância que fizeram esta experiência de germinação e ofereceram ao pai no dia do pai!


 



Na nossa varanda cresceu uma horta…


Morangos, alhos, favas, ervilhas, alfaces, cebolas,… semeados e plantados por todos (intervalos, sábados, A.A.A.F., Art. Curr., etc.)





80 palavras num minuto, uma forma lúdica de testar um dos objetivos das metas curriculares do português de 4º ano… fez-se uma estafeta na Ludobiblioteca!



"Biblioteca Secreta"

Este projeto nasceu como um estimulo à leitura e à produção de livros de autor, mas desta vez, tudo em segredo,… a biblioteca só se abre em casa e só nessa altura é que se espreitam os livros dos colegas e se adicionam outro por nós construído… 
Projeto "Vai vem" desenvolvido com a turma do 4º ano.


 "A Manta"



"A Manta" é currículo do 2º ano, assim fizemos uma manta de turma com muitas histórias (algumas inventadas) em cada retalho!



 "Um museu que é meu"


 Aos sábados, no dia mundial dos museus experimentámos fazer pequenos museus portáteis com coisas muito especiais...




Semana do Livro e da Leitura

A Semana do livro e da leitura pretende dirigir todas as atividades para esta temática. A Biblioteca da nossa Ludobiblioteca, passou este ano a pertencer à Rede de Bibliotecas Escolares e por isso é ainda mais importante reforçar a importância do uso dos livros, da sua consulta e das suas abordagens lúdicas!

Por cá, a semana foi mesmo muito animada com visita das autoras dos livro "Tantos Animais ", com histórias contadas pelos professores nos intervalos, com visita especial das mães e com oficinas dirigidas ao livro e à ilustração nos sábados…











Mesmo assim fica muito por contar e mostrar 
e há coisas que é preciso mesmo lá estar,
para sentir e viver este fabuloso crescer 
que de perto se vê, 
aqui na Ludobiblioteca de S. Pedro…

Boas férias, divirtam-se, leiam, escrevam aos amigos, brinquem muito!!!






Sem comentários:

Enviar um comentário